Skip to content

MK Editora lança livro sobre a História de Israel

abril 30, 2008

Este mês chega às lojas de todo Brasil o livro Caminhando com o Povo de Deus, da escritora e jornalista Teresa Akil. De forma objetiva e com base em textos bíblicos, a obra conta a história de Israel. Usando o exemplo de uma mãe que registra a trajetória de seu filho através de um álbum de fotos, a autora conta a história de forma que o leitor possa contemplar a ação de Deus na vida de seu povo. O primeiro capítulo intitulado “O nascimento: os patriarcas”, relata de forma breve e sucinta o que está escrito em Gênesis 12.1-3, mostrando que, a partir de Abraão, teve início a história de Deus com o povo de Israel. Neste mesmo capítulo a autora também faz uma breve análise da vida de Isaque, Jacó e José, mostrando que a confiança, obediência e fé em Deus foram os pilares que eternizaram estes quatro homens na Palavra de Deus.

No capítulo seguinte, “A infância: Moisés e o êxodo”, Teresa Akil mostra como os valores passados pelos patriarcas, como a confiança na fidelidade de Deus foram essenciais para o novo momento que Israel vivia primeiro cativo no Egito e depois peregrinando pelo deserto em direção ao Sinai. “Com a morte de Moisés, termina a história da peregrinação no deserto. Vários foram os momentos difíceis do povo, mas agora sob a liderança de Josué eles estavam prontos para entrar na Terra Prometida”, comenta a autora.

Em “A pré-adolescência: Josué e os juízes”, a escritora mostra que este período histórico vivenciado pelo povo de Israel foi marcado por líderes carismáticos e de personalidade forte. A autora também relata como Deus fez de Josué o conquistador da tão sonhada Terra. “Em sua pré-adolecência Israel conviveu com homens como Jefté e Sansão, que superando dificuldades pessoais, fizeram a vontade de Deus. Este foi um período importante para o povo israelita, que aprendeu a se preparar para os novos desafios”, explica Teresa.

Os capítulos 4 e 5 abordam a questão da divisão do povo de Deus em dois reinos. Neste momento histórico o povo está fora da Terra Prometida. Algumas pessoas foram para o Egito e outros para a Mesopotâmia. Diante de tal realidade restou ao povo recordar as promessas e aguardar o agir de Deus. Nos capítulos finais a autora mostra que o Deus que escolheu Abraão na Mesopotâmia e o levou para Canaã fez com todos os seus descendentes um pacto que jamais poderia ser quebrado, mudado ou anulado e por isso Israel volta para a Terra Prometida.

Fonte: www.lagoinha.com

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: